Vantagens e Desvantagens da Pliometria
Não há um treinador físico que não utilize a pliometria com seus alunos para melhorar valências físicas como força explosiva.
O termo treinamento pliométrico busca descrever exercícios que têm como objetivos utilizar e valorizar o ciclo alongamento-encurtamento (CAE), visando maximizar a produção de força ou melhorar a performance esportiva. Este método de treinamento físico é utilizado especialmente para o desenvolvimento da força explosiva em diversas modalidades esportivas que envolvem os membros inferiores.
No treinamento pliométrico, exercitam-se saltos de todos os tipos e em diversas combinações possíveis, podendo ser realizado saltos sobre caixa ou com obstáculos, sobre uma perna ou sobre duas pernas, em alturas e em distância, saltos em corridas, para frente, para traz, laterais, e outros. Os exercícios podem ser executados com diversos ângulos de flexão do joelho, 30°, 90°, 150°, etc., tendo sua eficácia diminuída ou aumentada, uma vez que músculos diferentes são usados em diferentes ângulos. A variação de cargas empregadas nos exercícios é uma valiosa ajuda para o aumento da força explosiva
Dentre as vantagens do treinamento pliométrico, podemos citar:
- Melhoria da coordenação intramuscular
- Ganho rápido de força em função da alta intensidade de carga (sem aumento da massa muscular ou peso);
- Considerável aumento de força em atletas já treinados em força rápida, sendo possível adequar o treinamento a qualquer nível ou idade através do aumento gradual dos estímulos.
Embora seja um método muito bom, também há suas desvatagens, como:
- Alta carga psicofísica;
- Risco de lesões, pela má execução dos exercícios.
Em atletas com um nível de força intramuscular elevado, o aumento de força é menor, e a execução errada dos exercícios pode prejudicar a eficácia do treinamento. Assim, a pliometria não é recomendada para crianças e iniciantes
0 comentários